6º EPM reúne representantes da museologia em São Paulo

Postado em: 25 de junho de 2014 | EPM

Com o tema ‘Ressignificação dos Museus’, o evento aconteceu na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em São Paulo

Na primeira semana de junho (de 2 a 4), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realizou o 6º Encontro Paulista de Museus (EPM). Principal evento estadual da área museológica, o Encontro contou com palestras de grandes nomes da museologia internacional como David Fleming, diretor do National Museums Liverpool, e Georgina Young, do Museum of London, por meio da parceria com o British Council, pelo Programa Transform de Museus.

A programação do encontro foi marcada pela temática “Ressignificação dos Museus”, no sentido de se repensar o papel dos museus e de suas práticas, bem como os modos de atuação dos seus profissionais e gestores públicos e privados. Neste ano, além das conferências, painéis digitais e lançamentos de publicações, a programação contou ainda com o processo eletivo dos membros do Conselho de Orientação do SISEM (COSISEM-SP) e das representações regionais. A lista completa com os nomes dos eleitos já está disponível para consulta na página oficial do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

Para Rodrigo Luiz dos Santos, participante do evento e recém-eleito representante regional do SISEM-SP para a R.A. Campinas, as conferências internacionais foram enriquecedoras e motivadoras. “O novo local – Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas –, acolheu e proporcionou a maior descontração e interação entre todos os presentes. O público estava interessado e envolvido, observei as pessoas e notei as expressões de interesse, de aceitação e de concordância com os temas apresentados”, explica.

A aprovação do Documento-base para a Política Estadual de Museus também teve destaque na programação. O material é resultado de diversas colaborações iniciadas na edição anterior do Encontro Paulista de Museus (EPM). Para dar finalizar essa ação, o SISEM-SP criou em seu site o fórum “Contribuições para o Documento-base da Política Estadual de Museus”, que receberá sugestões até o dia 20 de junho (sexta-feira). Após o prazo, o material será encaminhado para discussões nas Conferências Regionais de Cultura, previstas para acontecer no segundo semestre de 2014.

Como nas edições anteriores, o Encontro Paulista de Museus foi transmitido ao vivo pelo Fórum Permanente de Museus. O público que não pode comparecer fisicamente ao evento tem a oportunidade de ver ou rever os debates, painéis e conferências, pelo site www.forumpermanente.org.

A novidade introduzida neste ano foi a disponibilização online do certificado de participação no evento. O profissional que efetivamente participou do evento deverá entrar na página www.certificadoonline.com.br e acessar com seu CPF ou e-mail. No momento, será gerado um PDF, para que cada participante imprima e/ou salve seu comprovante.

Outras informações podem ser obtidas no www.encontropaulistademuseus.org.br ou telefone (11) 3339-8208.

6EPM 17.6

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo