O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) tem participado ativamente da programação de curta duração de instituições museológicas em todas as regiões do Estado de São Paulo. A realização de itinerâncias de exposições é uma das ações mais importantes da instância, contribuindo na difusão de acervos e na ampliação do repertório cultural da população.

O SISEM-SP também apoia a articulação entre as instituições museológicas paulistas por meio do intercâmbio de conhecimentos, experiências e materiais relacionados à Museologia. O Banco de Exposições visa fortalecer esta articulação, permitindo que instituições de qualquer região do Estado possam ter acesso a mostras elaboradas por diferentes museus, solicitando-lhes sua itinerância por meio da formalização de parcerias.

Qualquer instituição museológica ou mesmo pessoa física pode disponibilizar suas exposições para itinerância no website do SISEM-SP. Para isso, é necessário preencher o formulário de inscrição de proponência (clique AQUI), informando os dados de contato e descrevendo brevemente o tipo de acervo que será exposto e as necessidades técnicas para a montagem. A descrição do conteúdo da exposição será de total responsabilidade dos proponentes, sendo o website do SISEM-SP apenas um veículo de divulgação das mostras. Informações complementares podem ser obtidas pelo email sisem@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3339-8111.

Os museus que ainda não possuem procedimentos para empréstimos de obras ou exposições institucionalizados podem também realizar o download de um modelo de termo de empréstimo a ser preenchido entre as partes envolvidas diretamente, uma vez que o SISEM-SP atuará apenas como articulador das parcerias, e não como seu responsável institucional. Para ter acesso ao documento, clique AQUI.

Para obter mais informações sobre as mostras disponibilizadas no Banco de Exposições, selecione o tema de sua preferência na lista abaixo, organizada pelas instituições proponentes.

MUSEU DO FUTEBOL

MUSEU REPUBLICANO CONVENÇÃO DE ITU

MENTE VAZIA – OFICINA E RABISCARIA

CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CCDC-USP)