Visando à qualificação de profissionais de museus no Estado de São Paulo e, por consequência, o crescimento qualitativo dos serviços prestados por suas instituições museológicas, o SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, promoveu, de 2011 a 2015, o Curso de Capacitação para Museus (CCM).

Ao todo, foram realizadas nove edições do CCM, sediadas em 13 municípios paulistas – Brodowski, Sorocaba, São José dos Campos, Marília, Bauru, Santo André, Itapeva, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Piracicaba, São Paulo e Santos. No segundo semestre de 2014, uma edição complementar do Curso, o Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2, sediado na capital paulista, foi organizada abordando conteúdos como Museus e Processos Museológicos, Elaboração de Projetos, Documentação, Expografia, Direitos Autorais, Comunicação Institucional e Ação Educativa.

Em 2015, o CCM passou por uma nova reformulação, com uma grade curricular aprimorada e maior carga horária, passando a ser composta por cinco módulos mensais de três dias em relação aos quatro módulos das edições anteriores. A linha condutora do curso foi a elaboração de um edital ProAC de Difusão de Acervos Museológicos – Módulo 2, que contempla projetos desenvolvidos em parceria entre duas ou mais instituições, com o intuito fornecer conteúdos para que os participantes refletissem sobre sua prática cotidiana na operação museológica e o habilitassem a redigir projetos que aprimorem o nível de sustentabilidade das instituições.