O Encontro Paulista de Museus teve sua primeira edição em 2009 e reuniu, ao longo de três dias, 950 participantes de 289 municípios paulistas, além de profissionais e dirigentes de outros Estados.

A evolução da logomarca

Nas suas quatro primeiras edições, o Encontro Paulista de Museus adotou a cada ano uma nova logomarca, o que de certa forma foi importante para a afirmação do evento. A partir de 2013, optou-se por uma logomarca definitiva, que permite anualmente a sua atualização, seguindo os mesmos parâmetros visuais da nova logomarca do SISEM-SP adotada no mesmo ano.

A iniciativa visa para a consolidação identitária do EPM, associando-se à nova identidade visual do próprio SISEM-SP.

Linha do Tempo

2016
junho 13

VIII Edição

O tema proposto para o 8º Encontro Paulista de Museus e que permeou todas as suas atividades foi “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”, destacando a importância destas organizações para o desenvolvimento pleno das atividades museológicas e a execução eficiente de políticas públicas culturais.

Seguindo modelo semelhante a 2015, as mesas e painéis do 8º EPM foram descentralizadas, distribuídas por diferentes auditórios de importantes equipamentos culturais do centro de São Paulo. A abertura do Encontro, no dia 13 de junho, aconteceu na Sala São Paulo, ao lado da Estação Júlio Prestes. No segundo dia, as atividades da manhã aconteceram no teatro do SESC Bom Retiro, enquanto que as da tarde foram distribuídas nos auditórios da Pinacoteca de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim, e nas salas anexas da Sala São Paulo e da Estação das Artes. No terceiro e último dia do evento, em 15 de junho, as atividades aconteceram apenas no auditório da Secretaria da Cultura, com montagem de um telão no Salão Nobre.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2015
junho 24

VII Edição

No 7º Encontro Paulista de Museus, cujo tema principal foi  Museu: Fórum das Comunidades, foram discutidas as relações das instituições museológicas com suas comunidades em suas mais diversas especificidades, bem como as formas pelas quais os museus se apropriam ou são apropriados pelos territórios nos quais estão inseridos.

Parceiro desde sua quinta edição, o British Council apoiou o SISEM-SP para trazer importantes nomes da museologia britânica para o evento, como Jean Franczyk (Science Museum) e Iain Watson (Tyne & Wear Archives and Museums), que se juntaram a outros convidados internacionais, como Marlen Mouliou (CAMOC) e Joán Valles (Observatório de Educação Patrimonial de Espanha).

Promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o 7º Encontro Paulista de Museus aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho de 2015. Pela primeira vez em uma edição do evento, sua organização aconteceu de forma descentralizada, com atividades que aconteceram no Palácio dos Bandeirantes, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu Afro Brasil, no Museu da Imigração e no Auditório da Bienal de São Paulo.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2014
junho 2

VI Edição

A sexta edição do Encontro Paulista de Museus teve como tema principal o processo de ressignificação dos museus, numa iniciativa de se repensar o papel das instituições e de suas práticas, bem como os modos de atuação dos seus profissionais e gestores públicos e privados.

A importante parceria com o British Council, por meio do Programa Transform de Museus, foi mantida, colaborando para que o Encontro contasse com a presença do Diretor do National Museums Liverpool, David Fleming, e da Curadora Sênior em História Contemporânea do Museum of London, Georgina Young.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o 6º Encontro Paulista de Museus aconteceu entre os dias 2 e 4 de junho, no auditório da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, em São Paulo. Estiveram presentes na abertura o secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, a Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Vieira da Motta, o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, e o diretor do Museu Lasar Segall (São Paulo), Jorge Schwartz, representando o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Outro destaque do Encontro foram as eleições dos novos representantes do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP) e dos Representantes Regionais, que tomaram posse de seus novos cargos na Plenária de Encerramento, realizada na tarde de 4 de junho de 2014.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2013
junho 19

V Edição

Em 2013, além do recorde de inscrições superando a marca de 1.400 inscritos, a novidade do Encontro Paulista de Museus foi a parceria com o British Council, através do Programa Transform de Museus. O acordo entre as entidades possibilitou a participação de duas importantes figuras do setor museal britânico: Janet Vitmayer, Diretora Executiva do Horniman Museum, que abordou o fortalecimento das relações sociais e o engajamento das instituições com a comunidade que está inserida; e Joanne Orr, Diretora do Museums Galleries Scotland, que participou de uma das reuniões temáticas, que discutiu os indicadores de resultados.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), aconteceu, de 19 a 21 de junho, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na abertura , o secretário Marcelo Araújo abordou o tema “A adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a Política Setorial de Museus”.

Outra grande novidade desta edição foi o debate organizado por macrorregiões para discussão de subsídios para a elaboração da Política Setorial de Museus do Estado de São Paulo. Como no ano anterior, houve apresentações de museus que relataram cases de sucesso que permaneceram disponíveis para o público em painéis de LCD no espaço destinado ao Encontro no Memorial da América Latina. Os temas discutidos nos painéis foram “Museu em destaque”, sobre projetos realizados em museus entre 2011 e 2012, e “Museus SP”, uma seleção de apresentações institucionais de museus paulistas.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2012
junho 12

IV Edição

Como nas edições anteriores, o IV Encontro Paulista de Museus foi sediado no Memorial da América Latina. Nesta edição, o título – “Novas Fronteiras da Gestão de Museus” – apresenta, sob as perspectivas tanto do poder público como da sociedade civil, iniciativas que têm sido implementadas para a viabilização da gestão de museus, públicos e privados.

Realizado em três dias, o evento contemplou em sua programação palestras e mesas de discussão sobre temas museológicos atuais; balanço das atividades dos representantes regionais e das redes temáticas; eleições de representantes do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus e de representantes regionais; painéis digitais com apresentações institucionais ou de projetos realizados pelos museus paulistas; visitas técnicas e oficinas em museus da capital; além de mesas expositivas de fornecedores da área museológica.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2011
junho 6

III Edição

Como na edição anterior, o evento foi realizado no Memorial da América Latina e contou a presença de especialistas renomados, em uma programação que tem um duplo propósito. Por um lado, propor discussões de interesse da comunidade museológica brasileira e, de outro lado, estimular os profissionais e dirigentes a estabelecer estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios e tratar das ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas.

O título deste 3º Encontro Paulista de Museus – “Articulando Territórios” – apresenta os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre a preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento do desenvolvimento regional.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2010
junho 22

II Edição

Em junho de 2010, foi realizado o 2º Encontro Paulista de Museus. Sediado no Memorial da America Latina, em São Paulo, o Encontro reuniu, neste ano, 28 palestrantes, sob o tema Ser Diferente: Fazer Diferença. Nesta edição, pela primeira vez, prefeitos e secretários municipais de Cultura tiveram uma programação paralela, para discutir a importância de políticas públicas para área da cultura, parcerias em investimentos e leis de incentivo.

Durante o Encontro, foram mostradas as mudanças e o crescimento da atividade museológica em São Paulo, a partir das medidas adotadas no Encontro do ano anterior, com a implantação dos polos regionais do SISEM-SP.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

2009
junho 17

I Edição

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo promoveu, em junho de 2009, no Parlatino / Memorial da América Latina, em São Paulo, o I Encontro Paulista de Museus, com a finalidade de reunir dirigentes de museus e da área cultural de todo o Estado para tratar das ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas.

Os principais objetivos do Encontro Paulista foram a apresentação do Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP como sistema de articulação dos museus paulistas;a discussão de prioridades e atuação, significância e eficácia dos museus em São Paulo e da comunidade em que estão inseridos; a discussão sobre a participação dos pequenos e médios museus do Estado no SISEM-SP, e a consolidação dos 13 polos regionais como instâncias de articulação dos museus paulistas.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.