O que é?

Apresentações em formato digital que serão exibidas em looping em telões de LCD. Ao lado das telas haverá uma sinalização identificando as apresentações e haverá uma bancada disponível para a disponibilização de materiais impressos para o público.

Quais os temas?

Tema 1: “Infraestrutura e Edificações”
Para este painel, queremos selecionar exemplos de ações desenvolvidas pelos museus sobre a edificação que ocupam, em especial no que diz respeito a adaptações na edificação por conta de segurança, instalação de novos espaços no museu (um novo espaço para uso de Ação Educativa, a instalação de uma área para recepção de pesquisadores, uma reconfiguração da reserva técnica, etc) e assuntos afins.

Tema 2: “Acessibilidade e sustentabilidade”
Este painel buscará trazer exemplos de ações que tratam da garantia de acesso a diferentes públicos que repercutem na estrutura física do museu e de ações que demonstrem uma preocupação do museu com sua responsabilidade ambiental (por exemplo, instalação de soluções para redução do consumo de energia elétrica e de água, soluções adotadas para manejo de resíduos, promoção de serviços ao usuário incentivando atitudes ecologicamente conscientes, etc.).

Tema 3: “Segurança”
Aqui buscar-se-á destacar projetos que tratem de ações que tratem de aprimoramento da segurança para o edificação, para o público ou para o acervo.

Como participar?

Para participar dos painéis digitais, os museus deverão encaminhar a apresentação para o e-mail sisem@sp.gov.br até o dia 31 de maio, com o arquivo da apresentação em formato PowerPoint (outros formatos não serão aceitos). No campo “assunto” do e-mail deve ser colocado “9EPM – Painéis Digitais” e no corpo do texto deverão constar:

  1. TEMA PARA O QUAL INSCREVE A APRESENTAÇÃO
  2. NOME DA INSTITUIÇÃO
  3. NOME COMPLETO DO CONTATO RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO
  4. TELEFONE E E-MAIL DE CONTATO
  5. DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA DE EXIBIÇÃO DO MATERIAL E DE SUA POSTERIOR DISPONIBILIZAÇÃO NO SITE DO SISEM-SP (“Se selecionado, concordo com a disponibilização do arquivo encaminhado no site do SISEM-SP”)
  6. DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO (“Declaro que todo o conteúdo presente na apresentação, incluindo os direitos de uso das imagens utilizadas, são inteiramente de minha responsabilidade”).

Qual é o formato da apresentação?

A apresentação deverá vir com o seguinte padrão:

  • Apresentação em PowerPoint (arquivo com extensão .ppt ou .pptx);
  • Apresentação contendo até 10 slides, com texto e imagens;
  • O design (template) da Apresentação é livre, devendo priorizar a identificação da identidade visual da instituição ou projeto. A Apresentação deve ser sintética, clara nos seus objetivos e com boa legibilidade visual. Atenção a quantidade de texto, imagens, bem como o tamanho e cor das fontes utilizadas;
  • Os conteúdos a serem apresentados devem seguir o seguinte roteiro, adequando-se as particularidades de cada instituição ou projeto:
    • Slide 1: abertura com o nome do museu / título do projeto
    • Slide 2: informações gerais do projeto (localização, responsáveis etc.)
    • Slides 3-4: contextualização/apresentação do projeto
    • Slides 5-9: detalhamento do projeto
    • Slide 10: ficha técnica
  • Outras especificações:
    • Os slides devem ter formato horizontal;
    • Não colocar transição entre um slide e outro;
    • As imagens devem ser dimensionadas para o tamanho do slide, com 72 dpi cada.

Quais são os prazos?

  1. Chamada e período para inscrições: de 10/05 à 31/05
  2. Divulgação das apresentações selecionadas para os painéis digitais: 09/06

Ainda tenho dúvidas, como posso esclarecê-las?

Quaisquer dúvidas, permanecemos à disposição para esclarecimentos nos emails sisem@sp.gov.br ou no telefone 3339-8231, com Denise Parreira.

Agradecemos desde já sua atenção e ficamos no aguardo de suas apresentações.