Especialistas internacionais marcam presença no 9EPM

Postado em: 14 de junho de 2017 | EPM

A 9ª edição do Encontro Paulista de Museus (9EPM) conta com a presença de três especialistas internacionais: os alemães Uta Stapf e Kevin Clarke, e a canadense (radicada na França) France Desmarais, que abordam o tema do evento, Infraestrutura e Segurança, logo no primeiro dia de atividades. O 9EPM ocorre dias 19 e 20 de junho, no Theatro São Pedro, em São Paulo, com organização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (SEC), e ACAM Portinari.

Uta Stapf e Kevin Clarke fazem parte do Schwules Museum*, instituição alemã especializada na história e nas causas da comunidade LGBT. No 9EPM, irão contar como foi o desafio da transferência de toda estrutura do museu da antiga sede, situada no segundo andar de uma boate gay de Berlim, para o edifício de uma gráfica desativada, com o dobro do tamanho. A conferência de ambos está marcada para o dia 19 (segunda-feira), às 9h30.

Já France Desmarais é diretora do Programa de Desenvolvimento do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e fundadora do Observatório Internacional de Tráfico Ilícito de Bens Culturais. France participa da mesa de debates Medidas preventivas = energia bem investida, com foco nas ações de segurança para as edificações e acervos de museus. O bate-papo também ocorre dia 19 (segunda-feira), às 10h30.

A participação dos convidados internacionais no 9EPM conta, respectivamente, com o apoio dos consulados alemão e francês. Para o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, a vinda de especialistas de outros países torna ainda mais diversificado o debate em torno do tema do 9EPM. “Apesar de os três participantes estrangeiros atuarem em realidades bem diferentes das vivenciadas no dia a dia dos museus paulistas, alguns desafios são semelhantes. Dessa maneira, é enriquecedor saber como instituições de outros países resolveram seus impasses e seguiram adiante.”

SERVIÇO

9º Encontro Paulista de Museus

Local: Theatro São Pedro (Rua Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos, São Paulo)

Data: 19 e 20 de junho

Horário: das 9h às 18h

Inscrições: até 12 de junho, pelo site www.sisemsp.org.br

Informações: (11) 3339-8111

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo