Museu da Casa Brasileira e o SISEM-SP levam exposição a Pindamonhangaba

Postado em: 2 de agosto de 2013 | Exposições

A partir de 5 de agosto, a cidade de Pindamonhangaba receberá um recorte da exposição “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, acerca do patrimônio histórico das cidades da região, tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A itinerância, realizada no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, acontece em parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual o MCB leva a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente em seu espaço expositivo.

“Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” reúne fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho presentes no livro homônimo que deu origem à mostra. A seleção de imagens que o visitante irá encontrar no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina contextualiza a situação de bens tombados em cidades do Vale do Paraíba e da faixa litorânea do estado de São Paulo pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura para a proteção ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo, salientando a importância de sua preservação.

A mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos 16 e 17 e cidades como Santos, Iguape, Cananéia, Jacareí, entre outras, que guardam até hoje memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea.

“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana-de-açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, conta Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.

imagem release 89772

Sobre o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina

Instalado nas dependências do Palacete Visconde da Palmeira, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina contém em seu acervo aproximadamente vinte mil peças de diversas tipologias. Antiga propriedade do Visconde da Palmeira, usado aos finais de semana e durantes festas, o Palacete foi construído, em 1850, em estilo neoclássico com taipa de pilão, expressando a fortuna do Ciclo do Café no Vale do Paraíba. Destaca-se na construção o terraço, com 19 metros – o mais alto do Brasil, construído com essa técnica.

Sobre a Coleção Patrimônio Paulista

O livro “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, escrito pela cientista social Margarida Cintra Gordinho, é o 2º volume da Coleção Patrimônio Paulista, fruto da iniciativa do Governo do Estado e do Condephaat, em parceria com o Museu da Casa Brasileira. Iniciada em 2010, com a exposição e lançamento da publicação “Patrimônio da Metrópole Paulistana” no MCB, a Coleção divulga o patrimônio cultural do Estado de São Paulo e incentiva o debate envolvendo as questões inerentes à formação de uma consciência relativa à preservação de sua cultura material e à consolidação de políticas públicas relativas ao tema.

As exposições atreladas aos dois volumes já publicados foram apresentadas pelo MCB em itinerâncias dentro e fora da capital paulista, em locais como a Sala São Paulo e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e nos municípios de Paranapiacaba, Taubaté e Jacareí. Para 2013, estão previstos mais dois títulos da Coleção Patrimônio Paulista: “As escolas republicanas” e “A caminho do Oeste Paulista”.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, e que em 2013 chega a sua 27ª edição.

SERVIÇO

Mostra itinerante Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba

Abertura: 5 de agosto às 8h
Visitação: até 30 de setembro, segunda a sexta, das 8h às 17h.
Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina – (12) 3648-1779
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260 – Jd. Boa Vista – Pindamonhangaba
Realização: MCB, Condephaat eSISEM-SP
Apoio: Prefeitura de Pindamonhangaba, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona LeopoldinaeEditora Terceiro Nome

Museu da Casa Brasileira
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano (11 3032-3727)
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br

Informação para a imprensa – Museu da Casa Brasileira
Filipe Bezerra – Coordenador de comunicação | comunicacao@mcb.org.br
Andrea Polimeno – Assistente de comunicação | assistcomunicacao@mcb.org.br
Izabelle Prado – Assistente de comunicação | assist2comunicacao@mcb.org.b

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo