‘Museu Encenação’ é a programação do Índia Vanuíre para Semana Nacional de Museus

Atividade será desenvolvida de 16 a 20 de maio em comemoração ao Dia internacional dos Museus (18/5)

Para celebrar a 15ª Semana de Museus, o Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrada em parceria com a ACAM Portinari – desenvolverá, de 16 a 20 de maio o projeto “Museu Encenação”, das 9h às 17h.

Em Tupã, o público poderá participar da ação quepromove uma teatralização com elementos e personagens que promoverão narrativas multifocais que abordam o processo de pacificação, colonização, fundação e desenvolvimento da cidade. Com isso, pretende-se desconstruir mitos, ideias, representações e o imaginário, com o diferencial de que a qualquer momento o visitante poderá ser ator coadjuvante do teatro.

“Inserir falas, memórias e mitos em contato com o participante é proporcionar a oportunidade para que eles pensem e compreendam o contexto em histórias que são construídas nas relações de poder e que possuem múltiplas identidades, sendo passíveis de diferentes versões. A teatralização contará com a subjetividade de quem a narra, considerando o ouvinte e suas reações como parte imprescindível do processo”, explica a  gerente do Museu, Tamimi Rayes Borsatto.

Neste ano, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida as instituições culturais para discutirem o tema “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”. O Índia Vanuíre está localizado à Rua Coroados, nº 521, Centro. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 9h às 17h. O telefone para informações é (14) 3491-2303.

 

Serviço:
15ª Semana Nacional de Museus

– “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”
Período: 15 a 21/5/2017

– Museu Encenação
Período: de 16 a 20/5/2017

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre
Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP
Horário: das 9h às 17h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

 

Fonte: Assessoria de imprensa | Museu Índia Vanuíre