Museu Índia Vanuíre lança Programa de Parceiros em julho

O Museu Índia Vanuíre (Tupã/SP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrada em parceria com a ACAM Portinari, lançou o seu Programa de Parceiros. O local é referência no cenário museológico nacional em função do trabalho de preservação, pesquisa e difusão da memória dos povos indígenas e um dos equipamentos culturais mais atuantes na região oeste do Estado.

A instituição conta agora com o apoio de empresas privadas e pessoas físicas para a realização de muitas de suas atividades, propiciando acesso livre à cultura. O evento de lançamento, dia 13 de julho, contou com a presença dos 13 primeiros apoiadores, 12 pessoas físicas e uma jurídica.

A adesão ao Programa de Parceiros é bem simples e pode ser feita pelo site www.museuindiavanuire.org.br, clicando no botão SEJA PARCEIRO, no topo da página principal. Pessoas físicas devem  escolher o formato de adesão entre seis modelos. O valor mínimo de contribuição é R$ 50,00 ao ano, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Para pessoas jurídicas, são oferecidas quatro opções. Mais informações pelo e-mail parceiros@museuindiavanuire.org.br ou pelo telefone (16) 3664-6644.

Outra novidade é a implantação do modelo de Ingresso Voluntário, conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser). Dessa forma, a instituição chama o público a fazer parte da história e a perpetuar as atividades desenvolvidas com a comunidade de Tupã e os moradores das terras indígenas locais.

A entrada continua sendo livre, mas, ao final do passeio, o visitante é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder. A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no Museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

Fonte: Museu Índia Vanuíre / ACAM Portinari