Paço das Artes e SISEM-SP abrem exposição de Aluísio dos Santos na Pinacoteca de Mauá

Postado em: 21 de junho de 2023 | Conexões

Com entrada gratuita, público poderá conferir uma retrospectiva do multifacetado artista paraibano a partir de 15 de junho

O Paço das Artes – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), inaugura, em junho, a exposição Aluísio dos Santos – Obras no acervo. O público poderá conferir a retrospectiva do artista paraibano na Pinacoteca de Mauá – município detentor das obras expostas -, com entrada gratuita. A abertura da mostra acontece no dia 15, quinta-feira, às 17h, e a visitação segue até o dia 13 de agosto.

“Nordeste”, de 1984, uma das obras de Aluísio dos Santos presente na exposição
“Nordeste”, de 1984, uma das obras de Aluísio dos Santos presente na exposição

Autodidata, nascido em Campina Grande, Paraíba, em 13 de abril de 1937, Aluísio desde a infância demonstrava aptidão ao criar brinquedos a partir do barro. Morou em Recife por pouco tempo e logo em seguida mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como office boy no Teatrinho de Bolso de Ipanema, atuando também como pintor de paredes, ofício que herdou do pai. A partir das misturas de tintas que fazia para os trabalhos comerciais, Aluísio desenvolvia sua capacidade de criação de cores assim como a modelagem de massa corrida e a utilização de suportes alternativos, como a lona de caminhão, madeira e folhas de eucatex, entre outros. As temáticas africanas e afro-brasileiras, ricas em ritmo e dança, eram seus assuntos preferidos. 

A programação é uma realização do Paço das Artes em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – na Pinacoteca de Mauá.

SERVIÇO

Exposição Aluísio dos Santos – Obras no acervo
Data de abertura: 15.06, das 17h às 21h 
Visitação 16.06 a 13.08.23 diariamente, das 9h às 17h 
Local: Pinacoteca Municipal de Mauá – Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá-SP
Ingresso gratuito 
Classificação indicativa: livre 

Informações para a imprensa

Agência Galo contato@agenciagalo.com
Thiago Rebouças thiago.reboucas@agenciagalo.com  | (11) 98562 3094
Tales Rocha tales.rocha@agenciagalo.com | (11) 98870 1089

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  

Assessoria de Imprensa 
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 
(11) 98849-5303 (plantão) imprensaculturasp@sp.gov.br

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo