São José do Rio Pardo recebe mostra ‘Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade’ em parceria com o SISEM-SP

Postado em: 29 de março de 2017 | Exposições

A partir de 3 de abril o público de São José do Rio Pardo poderá conferir a mostra ‘Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade’. A exposição é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, a Fundação de Energia e Saneamento e a Prefeitura de São José do Rio Pardo.

Em cartaz na Fábrica de Expressão, a exposição retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.

Composta por imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto
baseado no livro homônimo da historiadora Márcia Camargos, os painéis da mostra destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924.

Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.
Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista até 5 de maio (sexta-feira), de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 22h00. A Fábrica de Expressão está localizada na Rua Francisco Glicério, 64, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3682-7856 ou no site www.sisemsp.org.br.

Serviço: 
Exposição “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade” 

Abertura: 31 de março, às 10hs.

Período: 3 de abril a 5 de maio de 2017
Local: Fábrica de Expressão (Rua Francisco Glicério, 64, Centro – São José do Rio Pardo/SP)
Horário: segunda-feira a sexta, das 7h às 22h
Informações: (19) 3682-7856
Entrada: gratuita

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Gisele Turteltaub – gisele@sp.gov.br (11) 3339-8162
Viviane Ferreira – viferreira@sp.gov.br (11) 3339-8243

Fonte: Assessoria de comunicação | SEC
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo