SISEM-SP leva exposição Aurorar para São José do Rio Preto

O diálogo entre a poesia e a pintura para celebrar o feminino. Esse é o propósito da exposição Aurorar, parceria entre a artista plástica Nádia Starikoff e a poetisa Carol Mondin. A vernissage da mostra é dia 26 de junho, às 14h, na Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto, onde fica em cartaz até 25 de agosto. A realização é do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), ACAM Portinari, Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e produção da Desvela Empreendimentos Socioculturais.

A exposição consiste em 14 pinturas com técnica mista sobre madeira de 50x70cm; 14 poemas com técnica mista sobre madeira de 50x50cm; e 14 palavras em adesivo-recorte de 50x50cm.

Aurorar é um manifesto sobre o feminino. O percurso cuidadosamente desenhado por Nádia e Carol através das pinturas e poemas dá luz à essência do ser mulher em toda sua plenitude de sonhos, convicções, força, desejos, diversidade e consciência”, explica o folder da exposição.

As pinturas de Nádia evocam figuras femininas em cenários que misturam sonho, natureza e contemplação. Já os poemas de Carol interpretam as imagens e ampliam o significado de cada uma delas. Exemplo: “Nesse leva e traz/Agradecemos/A luz e a paz/A cor e o verso/A vida e o universo.

Elas se conheceram no fim de 2014 e começaram os trabalhos em abril de 2015. Toda produção levou três meses. “Existe uma conexão entre a gente que não dá para explicar. Ela escreve o que eu já pintei e eu consigo pintar exatamente o que ela já escreveu. Agora, apenas unimos nossas duas linguagens em uma só exposição”, completou Nádia.

Serviço

Exposição Aurorar
Local: Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto
Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 2º andar, Centro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Período: 26/06 a 25/08 (vernissage dia 26/06, às 14h, com visita mediada pelas artistas)
Telefone: (17) 3202-2310
Entrada Gratuita