Encontros formativos: “Possibilidades de construções antirracistas” abrem inscrição na terça-feira (18/07)

Postado em: 18 de julho de 2023 | Notícias

As inscrições para os encontros presenciais do programa Sonhar o Mundo, ciclo 2023-2024, começam nesta terça-feira (18/07). O primeiro será realizado na Pinacoteca de São Bernardo do Campo – sede do Polo 6 do SISEM-SP – em 25/07. “Possibilidades de construções antirracistas” é o tema da ação voltada a profissionais do setor museológico e de outras instituições culturais.

Durante a atividade alguns conceitos que também foram abordados no seminário virtual do programa, realizado entre 17 e 19 julho, com intuito de debater aspectos históricos relacionados com o racismo e estereótipos sobre grupos racializados.

Além de participarem de uma atividade em grupo para discutir o acervo da instituição pelo viés antirracista, os participantes poderão fazer uma visita técnica à Pinacoteca.

Com coordenação da educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos, os encontros funcionam como instrumento de informação e sensibilização sobre a importância da temática, considerando aspectos locais.

“Exige-se cada dia mais que os museus estejam de fato a serviço da sociedade e reflitam sua pluralidade”, aponta Suzy. “Como preconiza a nova definição de museus do Conselho Internacional de Museus (ICOM, 2022), deve-se assumir uma postura antirracista e realizar de forma permanente ações que reflitam posicionamento institucional consciente e comprometido”, acrescenta.

Suzy conta com a contribuição de Carolina Rocha, historiadora e museóloga do Museu das Favelas, para a realização dos encontros que serão promovidos até outubro nas sedes dos polos macrorregionais do SISEM-SP. (Confira a tabela)

Depois de São Bernado será a vez de São José dos Campos. Na sequência estão os municípios de São José do Rio Preto, Bastos, Garça Ribeirão Preto, Limeira e Tatuí. As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições abrem cerca de uma semana antes da realização da atividade. A duração da atividade é das 13h30 às 17h.

InstituiçãoData Polo CidadeEndereço
Pinacoteca de São Bernardo do Campo25/076São Bernardo do CampoRua Kara, 105 – Jardim do Mar
Museu do Folclore04/087São José dos CamposAvenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade Burle Marx
Pinacoteca de São José do Rio Preto10/081São José do Rio Preto Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1/2º andar – Centro
Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka23/082BastosMuseu: Avenida Gaspar Ricardo, 757 – Centro   Anfiteatro Governador Mário Covas: Av. 18 de junho, 250
Museu Histórico e Pedagógico de Garça 24/082GarçaR. Júlio Prestes, 341 – Williams, Garça – SP
Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno06/093Ribeirão PretoRua Cerqueira César, 371 – Centro
Museu Major José Levy Sobrinho27/094LimeiraRua Boa Morte, 471 – Centro
Museu Histórico Paulo Setúbal10/105TatuíPraça Manoel Guedes, 98 – Centro

Híbrida

A programação dos encontros do Sonhar o Mundo contempla encontros virtuais e presenciais. Neste mês estão sendo promovidos os seminários online, abertos ao público, e que contam com convidados para abordar o antirracismo em museus.

Já os encontros presenciais nos 7 Polos macrorregionais do SISEM-SP, acontecem ao longo deste semestre e preveem a participação de 20 profissionais de museus e instituições culturais, especialmente das áreas de gestão, curadoria, comunicação, acervo, pesquisa e educação. 

As informações obtidas durante as atividades serão compiladas em documento de orientação sobre práticas antirracistas em museus.

O programa

Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do SISEM-SP. Seu propósito é articular e mobilizar discussões sobre a atuação dos museus em defesa dos direitos humanos. 

Parte do Programa de Direitos Humanos em Museus, o Sonhar o Mundo oferece oficinas formativas aos profissionais do setor para que possam atender à diversidade de visitantes e integrar o debate sobre pautas urgentes à contemporaneidade. Em anos anteriores o Programa abordou a deficiência e acessibilidade em museus, direitos das mulheres, solidariedade e cultura como direito. 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo