MIS realiza palestra virtual sobre Organização de acervos e pré-montagem

Postado em: 6 de dezembro de 2022 | Conexões

Na segunda-feira, dia 13 de dezembro, o MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) realiza a palestra virtual “Organização de acervos para exposições: procedimentos de pré-montagem”. A atividade, virtual e gratuita, acontece em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e é voltada a profissionais de museus de São Paulo, estudantes de museologia e áreas correlatadas.

A oficina on-line, ministrada pelo Museólogo Felipe Albert e pela Supervisora de Acervos Patricia Lira, ambos integrantes do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS), apresenta as tratativas que antecedem a montagem de uma exposição. Durante a aula expositiva, os profissionais discorrerão sobre os processos usuais de empréstimos de entrada adotados pelos museus nacionais; falarão sobre as diferenças entre empréstimos de obras, objetos e documentos pertencentes a coleções institucionalizadas e a coleções pessoais; tratarão dos processos de contratação de seguro, uso de courriers e métodos eficazes e seguros de embalagem e transporte.

Também será apresentado o laudo técnico de conservação adotado pelo MIS com exemplos de preenchimento. O Museu oferece 40 vagas para a atividade e os interessados devem reservar ingresso pelo site da Sympla pelo link, clique aqui.

Sobre os ministrantes: 
Felipe Albert é museólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Paço das Artes e MIS Experience. Atuou como museólogo na Casa do Rio Vermelho, residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, na Fundação Hermann Hering e no Museu Afro-Brasileiro.

Patricia Lira é supervisora de acervos do MIS, MIS Experience e Paço das Artes. É Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Gestão Arquivística pela FESP-SP e Bacharel em História pela FFLCH-USP

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som. A empresa Lenovo assina como mantenedor ouro do MIS, que conta com apoio institucional das empresas Kapitalo, Vivo, Comolatti e Vedacit na categoria ouro e TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company na categoria prata.

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som.

A empresa Lenovo assina como mantenedor ouro do MIS, que conta com apoio institucional das empresas Kapitalo, Vivo, Comolatti e Vedacit na categoria ouro e TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company na categoria prata.

Serviço
Organização de acervos e pré-montagem
Inscrições pelo link, CLIQUE AQUI
Vagas – 40
Data: 13/12, às 10h 
Ingresso: Gratuito
Classificação: 16 anos

Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Sua coleção possui mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje é um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo. Além de grandes exposições nacionais e internacionais, oferece grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos: cinema, dança, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do Museu.

Informações para a imprensa: 
Agência Galo | contato@agenciagalo.com 
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 (11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

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