Museologia LGBTQIA+: Diálogo e experiências entre museus e comunidades

Postado em: 16 de agosto de 2023 | Conexões

Título: Museologia LGBTQIA+: Diálogo e experiências entre museus e comunidades

Data: 22/08                

Horário: 19h às 21h

Modalidade: Virtual – Transmissão pelo Yotutube do Museu da Diversidade Sexual (https://www.youtube.com/@MuseudaDiversidadeSexual)

Inscrições: https://forms.gle/ePKS4s4k9vMwXs6j8

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), o Museu da Diversidade Sexual (MDS) e a Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social realizam o curso virtual “Museologia LGBTQIA+: Diálogo e experiências entre museus e comunidades” por meio do Programa Conexões Museus. Focado para profissionais de museus do Estado de São Paulo, o curso é aberto para profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o território nacional.

A Museologia LGBTQIA+ é uma museologia afirmativa e interseccional que reconhece e valoriza processos museológicos desenvolvidos pelas comunidades dissidentes do padrão cisheteronormativo sobre suas referências culturais, patrimônios e memórias sociais.

Com o objetivo de apresentar as principais diretrizes e discussões que estruturam o propósito e a prática da Museologia LGBTQIAP+, este curso abordará conceitos e compreensões sobre gênero e sexualidade; os direitos das comunidades LGBTQIA+ garantidos pela legislação brasileira; bem como experiências comunitárias e institucionais desenvolvidas recentemente em diferentes regiões do país. 

O curso será conduzido por Leonardo Vieira, atual coordenador do Núcleo de Museologia e Acervo do Museu da Diversidade Sexual, e Brune Ribeiro da Silva, Luan Apollo e Mayara Lacal, representantes da Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social.

Minibios:

Leonardo Vieira: Historiador e Museólogo (COREM 4R 341 II), encontra-se atualmente na coordenação do Núcleo de Museologia e Acervo do Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, gerido pelo Instituto Odeon. É membro da Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social.

Brune Ribeiro da Silva: Bicha trans não-binária, negra, pansexual, carioca suburbana, macumbeira e não-monogâmica. Mestranda em Artes Visuais (PPGAV/UFRJ) e bacharela em História da Arte (UFRJ). Trilha caminhos em educação museal, curadoria de arte, pesquisa, gestão cultural, produção de eventos e exposições. Gestora da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ) e da Rede de Educadores em Museus do Brasil (REM-BR).

Luan Apollo:

Homem trans, preto, pansexual, baiano, artesão, pesquisador e graduando em Museologia/UFS, membro da Rede LGBT de Memória e Museologia Social, estagiário em Museologia no MUTHA (Museu Trangênero de História e Arte), mebro do CAMUSE (Centro Acadêmico de Museologia/UFS), voluntário na ONG UNIDAS (Associação de Travestis e Transsexuais Unidas na Luta Pela Cidadania/SE), integrante do EXNEMUS (Executiva Nacional de Estudantes de Museologia), como coordenador da temática Museologia LGBT.

Pronomes: ele/dele.

Mayara Lacal: Museóloga (COREM 4R 428 I), está museóloga do Ponto de Memória Museu Transgênero de História e Arte MUTHA, participa do Grupo de Pesquisa Museologia e Teoria Queer (MusaQueer) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). É articuladora da Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social. Desenvolve ações, projetos e pesquisa com foco em diversidade,estudos de gênero,movimentos sociais, direitos humanos, políticas públicas, museus, arquivos, acervos e virtualidade.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo