Oficina: Potencialidades do Patrimônio Cultural para os Museus

Postado em: 21 de setembro de 2023 | Conexões

O Museu Casa Mario de Andrade oferece oficina: Potencialidades do Patrimônio Cultural para os Museus”, com Ana Beatriz Giacomini e Felipe Bueno Crispim.

Quintas-feiras, 28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro, das 19h às 21h

A partir da relação entre patrimônio cultural e museus, a oficina objetiva apresentar e discutir as diversas possibilidades de reflexão e debate sobre práticas educativas e mediação nos espaços museais. Para isso, serão mobilizados os conceitos de acervo, paisagem e território, pensados em sentido amplo, como potencializadores do debate em torno da construção de novas perspectivas de atuação com os acervos compreendidos na escala do patrimônio cultural.

A atividade ocorrerá em cooperação com o Museu do Folclore São José dos Campos. 

Para realizar sua inscrição, clique aqui

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 27/09.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

Ana Beatriz Giacomini é bacharela em História pela Universidade Federal de São Paulo e pós-graduada lato sensu em “Museologia, Colecionismo e Curadoria” pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem formação profissional em Preservação de Documentos Gráficos pelo SENAI. É mestranda em História na Universidade Federal de São Paulo. Integrou os núcleos de conservação do Museu da Imigração do Estado de São Paulo e do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Participou de projetos de organização e higienização de acervos e foi professora substituta do curso Técnico em Museologia da ETEC. Atualmente, integra equipes de preservação de acervos culturais e coleções de artes visuais. 

Felipe Bueno Crispim é licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista, Unesp(2010) e mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp (2014). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Atua como pesquisador e documentalista em projetos de preservação de acervos documentais, memória institucional e patrimônio cultural e natural. É autor do livro Entre a Geografia e o Patrimônio: estudo das ações de preservação das paisagens paulistas pelo Condephaat (1968-1989), Fapesp/EdUFABC, 2016 e membro do Grupo de Trabalho História e Patrimônio Cultural da Associação Nacional de História, da ANPUH.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo