Oficina MIS – Palestra On-line: Introdução à conservação de acervos em montagens de exposições

Postado em: 11 de agosto de 2023 | Conexões

OFICINA CONEXÕES MUSEUS-SP + MIS

PALESTRA ONLINE 
Tema: Introdução à conservação de acervos em montagens de exposições – Montagem fina
Vagas: 40 vagas
Data: 11/08/2023
Horário: 10h00 às 12h00
Ingresso: Gratuito mediante inscrição
Plataforma: Zoom Meetings
Inscrições: até 07/08 
Classificação: livre
Acessibilidade: não

A palestra on-line, realizada em parceria com o Conexões Museus- SP, e ministrada pela conservadora Cecilia Salamon e pelo documentalista Rodrigo Antonio da Silva, ambos integrantes do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS), apresenta os procedimentos e as técnicas adotadas pela equipe de conservação do MIS para a estabilização, proteção e conservação de itens nos espaços expositivos durante a montagem fina de exposições. A aula será gravada e disponibilizada caso o participante inscrito tenha instabilidade na internet ou outro problema técnico que possa impedir o acompanhamento.  

Aula expositiva, de natureza teórica, com apresentação de imagens que ilustram a empregabilidade das técnicas e dos materiais apresentados em diversas montagens finas de exposições que foram realizadas no Museu da Imagem e do Som nos últimos anos, será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom, para que possa haver interação entre os professores e os participantes, que terão a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências pessoais ou profissionais relacionadas ao tema.

Breve apresentação institucional com enfoque nas exposições que foram montadas com acompanhamento direto da equipe de conservação do MIS. Orientações para a montagem de desenhos, cartazes e jornais para exposição na posição vertical, com ou sem moldura, confecção de cantoneiras de poliéster, orientações e cuidados para a montagem de livros fechados em molduras, livros fechados em vitrines, livros abertos na posição vertical e livros abertos na posição horizontal.

Sobre os professores:

Cecilia Salamon é mestranda em História Econômica pela USP, na linha de Economia da Cultura, possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela Etec Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo Senai Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e pela ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 como assistente de conservação no CEMIS.

Rodrigo Antonio da Silva cursa pós-graduação em Gestão Arquivística pela FESPSP, possui graduação em História pela USP e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo Senai Teobaldo de Nigris e na área de documentação promovido pela PUC-SP. Atuou como assistente de conservação no CEMIS de 2014 a 2019, tendo retornado ao MIS em 2021, e como documentalista no Paço das Artes de 2019 a meados de 2021.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo