“Curso de Capacitação para Museus” terá sua sede em Santos

Postado em: 16 de dezembro de 2014 | Formação

Em 2015, Santos sediará uma nova etapa do “Curso de Capacitação para Museus”. Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), a ação será desenvolvida no Museu Pelé, em Santos. As inscrições para o curso se encerraram nesta sexta-feira e em breve o SISEM-SP divulgará o resultado do processo seletivo. 

“A escolha de Santos para sediar esta nova etapa do Curso de Capacitação para Museus atende a uma reivindicação de toda a Baixada Santista, dado o grande número de profissionais que atuam nos museus locais. A localização facilita, ainda, o acesso aos profissionais de todo o litoral paulista, sem excluir os profissionais da Capital e do Interior, que receberão a mesma ação no segundo semestre”, afirma o diretor do SISEM, Davidson Kaseker. 

Nesta edição, a grade curricular foi aprimorada e será composta por cinco módulos mensais, desenvolvidos em três dias. Em 2014 foram quatro módulos. A mudança teve o intuito de tornar a formação dos alunos ainda mais completa e diversificada. Dentre os temas que serão abordados, destacam-se: Museus e Processos Museológicos, Elaboração de Projetos, Documentação e Conservação Preventiva, Curadoria e Expografia, Comunicação Institucional e Ação Educativa.

Um dos principais enfoques é a elaboração de um projeto para o edital ProAC de Difusão de Acervos Museológicos, dentro do segundo módulo, que contempla trabalhos desenvolvidos entre duas ou mais instituições.  A ação tem como proposta promover a qualificação e a instrumentalização dos profissionais de instituições museológicas.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas para a matrícula, preenchidas por meio de processo seletivo, que considerará a vinculação profissional do candidato a algum museu paulista e o nível de participação em atividades do SISEM-SP, inclusive nas reuniões regionais. As aulas começam em fevereiro de 2015.

Serviço:
 “Curso de Capacitação para Museus” em Santos
Local: Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº (Antiga Rua São Bento, nº392, Valongo – Santos/SP)
Horários: das 9h às 17h
Carga Horária: 120 horas/aula
Inscrições: ENCERRADAS
Vagas: 40
Adesão: gratuita

 

Museu Pelé
Imagem da fachada do Museu Pelé, em Santos, local que será realizada a atividade

 Logo - Curso de Capacitação SISEM 2015 2

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo