Seminário de ciclo formativo do programa Sonhar o Mundo está disponível no YouTube

Postado em: 4 de agosto de 2023 | Notícias

O seminário virtual Performances museológicas para além da eloquência antirracista, parte do ciclo formativo do programa Sonhar o Mundo 2023, está disponível no canal do YouTube do SISEM-SP. Realizado entre 17 e 19 de julho, o evento tratou de conceitos, processos históricos e estruturas sociais que perpetuaram estereótipos, sob o ponto de vista de grupos racializados. Acesse os vídeos aqui.

A intenção foi discutir e fomentar a criação de práticas antirracistas nas instituições e apresentar iniciativas que materializam a transformação social. Além disso funcionou como prévia para os encontros presenciais Possibilidades de construções antirracistas, que serão realizados até outubro nos polos regionais do SISEM-SP. Confira o cronograma aqui.

Conduzido pela educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos, com contribuição de Carolina Rocha, historiadora e museóloga do Museu das Favelas, o seminário foi dividido em três subtemas: “A racialização de sujeitos plurais: processos históricos, estruturas sociais e subjetividades”, “Gestão museológica e direitos humanos: diversidade, convivência e respeito”, e “Representação e representatividade em museus e espaços culturais”.

Os encontros contaram com a participação de convidados, como Casé Angatu Xukuru, historiador e pós-doc em psicologia, Vanessa Marinho, especialista em história e cultura afro-brasileira e em gestão cultural, Solange Feliciano, empreendedora social e conselheira administrativa da ONG Makers Code e Joseania Miranda Freitas, professora titular do curso de Museologia da UFBA, pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro-UFBA.

Sonhar o Mundo

O Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus, que busca articular e mobilizar discussões sobre a atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos.

Por meio de oficinas formativas dedicadas aos profissionais de museus, o projeto pretende qualificar equipes para atender à diversidade de visitantes e aprofundamento em pautas da contemporaneidade. As ações visam reconhecer a contribuição dos museus para a formação de uma mentalidade coletiva, com solidariedade e respeito à diversidade cultural. Ao longo dos anos já foram contempladas as temáticas de deficiência e acessibilidade em museus, direitos das mulheres, solidariedade e cultura como direito.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo