SISEM-SP apresenta programa que promove intercâmbio entre instituições museológicas paulistas

Postado em: 27 de outubro de 2022 | Conexões

Com o objetivo de compartilhar práticas e experiências museológicas, o Conexões Museus SP envolverá as 22 instituições do Estado de São Paulo

O Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC SISEM-SP) apresentou no dia 4 de outubro, apresentou o programa Conexões Museus SP, que tem como objetivo a atuação, compartilhamento de experiência dos museus estaduais vinculados à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) com os demais museus e processos museológicos distribuídos em todo território paulista, desenvolvendo ações que qualifiquem, valorizem e preservem o patrimônio museológico.

As ações serão desenvolvidas pelos 22 museus geridos pelas Organizações Sociais de Cultura e o SISEM-SP instância responsável pela elaboração, desenvolvimento e avaliação de diretrizes e políticas públicas relacionadas ao patrimônio museológico do Estado de São Paulo. 

O programa Conexões Museus SP atuará em três linhas de ação a partir de 2023. Na primeira delas, focada aos Polos SISEM, que trata do direcionamento das ações de formação técnica em 7 sedes museológicas presentes no território paulista. O objetivo é que, os espaços recebam cursos, oficinas e estágios técnicos, adequados às particularidades da localidade. Além disso, serão estabelecidos intercâmbios entre os museus paulistas, com rotatividade de profissionais em diferentes instituições, exposições com curadorias compartilhadas e mapeamentos contínuos de acervos.

A segunda frente do programa diz respeito à articulação de Redes Temáticas de museus, acervos e ou processos museológicos articuladas ou fomentadas pelas instituições estaduais vinculadas à SEC. A ação visa fortalecer e ampliar o campo de ação dos mecanismos de desenvolvimento museológico, através da articulação de Encontros Temáticos para o intercâmbio entre os profissionais de cada Rede; da abertura de chamadas públicas para exposições com curadoria compartilhada/participativa interinstitucionais em que os acervos das instituições receptoras das ações sejam evidenciados e protagonizados junto aos seus públicos; do mapeamento contínuo de instituições que possam compor a Rede Temática; e do diagnóstico, importante instrumento de planejamento, que tem como objetivo analisar e organizar as informações relativas às temáticas da Rede, identificando suas necessidades específicas, e promovendo ações de apoio técnico.

Por fim, a Museologia SP têm como objetivo incentivar a produção de indicadores e conhecimento sobre Museologia no estado de São Paulo nos âmbitos prático e teórico, a partir das experiências praticadas nos museus da SEC. Cada instituição deverá identificar inovações técnicas e científicas que poderão ser compartilhadas com o campo e por meio de publicações. É uma oportunidade para que os museus envolvidos mapeiem seus diversos núcleos, contribuindo para reflexões sobre as práticas realizadas nos demais espaços museológicos.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo